Pilates X Musculação X Exercício aeróbico

Antes de iniciar as atividades de Pilates, sempre ocorrem algumas dúvidas e vamos tentar esclarecer alguns desses questionamentos, como: Pilates emagrece? Qual a diferença entre os exercícios de Pilates e os da academia?

Vamos começar explicando a primeira dúvida: NÃO, Pilates NÃO EMAGRECE!!!!

E por que o Pilates não emagrece? Não temos o efeito de perda de peso porque os exercícios de Pilates têm por objetivo reequilibrar as estruturas corporais. Os exercícios não devem ser realizados nem de forma muito lenta nem muito rápida, mas de maneira rítmica e regular. Os músculos precisam reconhecer onde está o início e o final do movimento, o ritmo se dá através da respiração e dos movimentos rítmicos do diafragma.

Para termos gasto calórico (perda de peso), precisaríamos ter aumento da temperatura corporal e aumento da frequência cardíaca, ou seja, exercício aeróbico!

A atividade aeróbica aumenta a oxigenação do sangue e fortalece o coração e os pulmões. Para ter um bom condicionamento aeróbico, é necessário que as fibras do músculo cardíaco sejam coordenadas, para diminuir a frequência cardíaca, porém durante uma atividade aeróbica o corpo aumenta sua temperatura corporal, e o coração e os pulmões precisam trabalhar além da sua capacidade e velocidade para suprir a demanda de oxigênio e glicose dos músculos.

Quando isso não ocorre, PROVAVELMENTE teremos fadiga muscular! Nos exercícios anaeróbicos as reservas de energia nas células (ATP) se esgotam rapidamente. Nas atividades anaeróbicas, o sangue pode não conseguir suprir todos os nutrientes rapidamente, forçando as células musculares a gerar energia sem oxigênio (resultado: dor muscular).

Recapitulando:

  • Pilates: exercícios lentos que recrutam unidades motoras, sem impacto, sem aumento da frequência cardíaca e sem aumento da temperatura corporal. Atividade que promove flexibilidade, força e resistência muscular, harmoniza as linhas de força e a distribuição de cargas. Trabalho muscular excêntrico que não emagrece.

  • Exercício aeróbico: aumenta a oxigenação do sangue, fortalece o coração, utiliza a energia vinda da glicose (açúcar), aumenta a frequência cardíaca e a temperatura corporal.

images (19)

  • Musculação: um trabalho específico de hipertrofia, leva a ganho de peso e volume muscular, encurtamento da fibra muscular e trabalha a musculatura de maneira isolada e específica nos aparelhos.

O ideal seria complementar uma técnica com outra, assim teremos uma atividade física mais completa, com um coração treinado, uma musculatura definida e uma boa postura, ou seja, um bem estar físico e mental que o corpo todo agradece!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento Suspenso

O treinamento suspenso foi desenvolvido pelo militar Randy Hetrick, para as forças especiais da Marinha Norte Americana, com o intuito de realizar exercícios versáteis que utilizassem pouco espaço e dessa forma pudessem melhorar o condicionamento físico e a tonicidade muscular dos soldados.

Essa modalidade de exercícios tem por definição, realizar movimentos com o corpo, ou parte dele, suspenso e assim trabalhar com intensidades variadas, utilizando o próprio peso como carga, a favor ou contra a força de gravidade, apenas variando o ângulo formado entre o corpo e o solo ou o corpo e o aparelho.

Os benefícios desse método de treinamento são variados e incluem: fortalecimento, equilíbrio, coordenação, controle corporal, concentração, flexibilidade, melhora da postura, da circulação sanguínea e da oxigenação e melhora da mobilidade corporal.

Aqui na Ubuntu nós temos o TRX e o Columpio (que significa balançar em espanhol), como opções para o treinamento suspenso.

Acupuntura

O termo Acupuntura vem do latim, acus-agulha e punctura-colocação e se refere a um ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na colocação de finas agulhas metálicas, moxa, imã, cores ou pressão, em pontos específicos do corpo, para um efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.
Os benefícios da Acupuntura são variados e servem para tratamento de diversas patologias, tais como:
Artrite
Dores de cabeça e enxaqueca
 Cãibras, dores e espasmos musculares
 Pressão alta
 Estresse
 Depressão
 Dor nas costas, pescoço e articulações
 Problemas de indigestão e intestino
Problemas circulatórios
 TPM e menopausa
 Ansiedade
Insônia
 Patologias respiratórias

Para maiores informações sobre Acupuntura acesse o nosso Blog!
Alberto Bailoni Neto é Personal Trainer e Acupunturista e está sempre oferecendo a seus clientes a busca de saúde física, emocional e de qualidade de vida.

Pilates

O método Pilates exercita e alonga o corpo como um todo, pois integra corpo e mente e dessa forma aumenta a consciência corporal, o controle, a força, o equilíbrio e a capacidade de movimentos, desenvolvendo um bom condicionamento músculo esquelético.
Por promover força, flexibilidade e resistência muscular, em vez de hipertrofiar ou trabalhar apenas uma parte do corpo, o Pilates equilibra as estruturas corporais, através da estabilidade da força de centro e de cinturas pélvica e escapular, além da respiração, podendo ser executado por qualquer pessoa independentemente da idade.
Divide-se em exercícios de solo e exercícios nos aparelhos. Os exercícios de solo são realizados em colchonetes, com auxílio de acessórios e abrange todos os planos de movimento. Os exercícios nos aparelhos são realizados com molas que assistem ou resistem aos movimentos e também visam o trabalho em vários decúbitos.

Benefícios do Pilates

Aumenta a força, o controle muscular e a estabilidade de centro;
 Integra corpo e mente, desenvolvendo a consciência corporal e a autoconfiança;
 Melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico;
 Reduz tensões e ajuda no período de reabilitação;
 Melhora a flexibilidade e tonifica a musculatura;
 Corrige a postura, restaura a biomecânica correta e reestrutura o corpo;
 Melhora o equilíbrio e a coordenação motora;
 Previne lesões.

“Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
(Joseph Pilates)

Agulhamento a Seco

O agulhamento a seco é uma técnica de intervenção pouco invasiva e muito utilizada no tratamento de dores miofasciais, em que são utilizadas agulhas muito finas (da espessura de um fio de cabelo).
O principal objetivo da técnica é desativar os pontos-gatilhos miofasciais ou contraturas musculares, promovendo relaxamento.
Os pontos-gatilhos causam fraqueza, desequilíbrio e incoordenação motora não só no músculo afetado, mas também nos músculos próximos (sinérgicos) a ele, gerando uma irritação na região.
O procedimento pode ser realizado em consultório e leva poucos minutos, sendo que vários pontos podem ser tratados em uma única sessão.
Nós temos profissionais licenciados nesse método trabalhando aqui na Ubuntu.
Agende seu horário e venha experimentar um jeito diferente de relaxar!
Para maiores informações acesse o nosso Blog!
Técnica oferecida em parceria com o fisioterapeuta dr. Marcus G. G. Parise (crefito-3:110216-F) e-mail: marcusparise@hotmail.com